top of page
Buscar

Riscos que você precisa evitar se tem glaucoma

Apesar de não ter cura, o glaucoma é uma doença que pode ser controlada. Mas, para isso, é preciso evitar alguns comportamentos e fatores de risco que podem agravar a condição.




. Não seguir o tratamento prescrito corretamente

Os colírios são a principal forma de tratar o glaucoma, já que diminuem a produção ou aumentam a drenagem do humor aquoso, líquido transparente produzido pelos olhos que, quando em excesso, aumenta a pressão intraocular. Mas, para que os colírios tenham o efeito desejado, é preciso usá-los conforme a orientação médica oftalmológica, respeitando os horários e constâncias da aplicação. Não seguir o tratamento corretamente pode agravar a doença e levar à perda irreversível da visão.


. Estresse

O estresse, sobretudo quando ocorre de forma crônica, é um dos principais fatores que podem causar ou agravar o glaucoma. Isso porque, níveis elevados de estresse causam dilatação da pupila e desencadeiam um mecanismo chamado “bloqueio pupilar”, que ocorre quando o humor aquoso não consegue fluir normalmente pela pupila, o que causa um aumento da pressão intraocular.


. Hipertensão e diabetes

Pessoas com certos tipos de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, possuem risco aumentado para o desenvolvimento ou agravamento do glaucoma. Especialmente a diabetes, que tem potencial de causar diversos problemas oculares, como retinopatia diabética e edema macular.


. Sedentarismo

É um importante fator de risco para a evolução do glaucoma em pacientes que já são portadores da doença. Isso porque, a falta de atividade regular contribui para o aumento da pressão intraocular e para o surgimento de doenças subjacentes, como hipertensão e diabetes. Entretanto, não se deve exagerar nos exercícios, pois algumas atividades, como o levantamento de pesos, predispõe o corpo naturalmente a um aumento da pressão nos olhos.


. Ignorar os sintomas

O glaucoma é uma condição assintomática em seus estágios iniciais. E é justamente nesse período que o tratamento é mais eficiente. Portanto, quando surgem sinais como dores nos olhos, dor de cabeça, perda gradual da visão periférica seguida da perda da visão geral e enxergar “halos” ao olhar para fontes de luz, é fundamental não ignorar os sintomas e procurar ajuda oftalmológica o mais rápido possível.


. Ingerir muito líquido em pouco tempo

Pessoas com glaucoma possuem alterações no trabeculado (canal ocular responsável pela drenagem natural do humor aquoso natural dos olhos). Ao ingerir grandes quantidades de água de uma só vez, a produção de humor aquoso aumenta e, devido aos problemas de drenagem, esse líquido se acumula rapidamente nos olhos, aumentando a pressão intraocular. No entanto, isso não significa que se deva reduzir o consumo diário de água, mas sim consumir mais lentamente ou quantidades menores.

 

 

Comments


bottom of page