A ptose é uma causa frequente de queixas estéticas oculares, mas que também pode ter impactos diretos na visão.
A Ptose Palpebral pode ser congênita, ou seja, a pessoa possui essa doença ocular desde seu nascimento ou pode ser adquirida depois de adulto. No segundo caso, pode vir a ocorrer por conta de uma Miastenia gravis (doença que atinge as junções neuromusculares), lesão do nervo oculomotor ou lesão da inervação simpática. A Ptose ocorre quando os nervos, responsáveis por elevar a pálpebra, não são fortes o suficiente para fazê-lo. Em ambos os casos (ptose congênita ou adquirida), é necessário que seja feito um diagnóstico por um médico oftalmologista.
Ptose Congênita
A Ptose congênita pode ser identificada pela pálpebra caída. Caso o seu bebê incline muito a cabeça para trás, para conseguir enxergar coisas debaixo, pode ser um sinal de pálpebra caída. Caso você desconfie que o seu filho possui ptose palpebral, a ida ao oftalmologista é urgente. Isso porque, se não for tratada, a ptose pode causar ambliopia (olho preguiçoso).
Ptose Adquirida
Aparece após o nascimento. O grau de ptose palpebral pode variar de uma pessoa para outra. Geralmente pessoas com ptose tem dificuldade de fechar o olho completamente, fadiga, obstrução da parte superior de visão e muitas vezes visão dupla.
Correção
A correção da ptose palpebral é realizada através de cirurgia feita com anestesia local e visa liberar o eixo visual. O intuito é que se recupere a visão. Algumas pessoas desejam fazer também como procedimento estético. Cada tipo de ptose exige um procedimento específico, que será recomendado pelo seu médico oftalmologista.
Correção de Ptose Congênita
A Ptose Congênita é uma urgência e deve ser realizada até os 4 anos de idade. Caso a cirurgia seja realizada mais tarde, a visão da criança pode ser prejudicada. No entanto, até os 7 anos de idade, ainda é possível realizar a recuperação da visão.
Correção da Ptose Adquirida
A cirurgia pode ser realizada no momento desejado, desde que essa não esteja atrapalhando a visão. Em caso da necessidade de realizar a cirurgia mais rapidamente, essa deve ser feita. No entanto, a necessidade de uma cirurgia deve ser indicada por um médico oftalmologista.
Comentários