O que é lesão química na córnea?
- sitedrwesley
- 21 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

A lesão química na córnea ocorre quando uma substância química entra em contato com o olho, levando a uma queimadura na região. A gravidade do dano depende da quantidade de produto que entrou no olho, assim como a força e o tempo de exposição ao componente.
Algumas ocorrências comuns de lesão ocular são: substâncias como álcool em gel, pomadas para cabelo e colas usadas para fazer extensão de cílios.
Já nas crianças, esse tipo de lesão é comum devido ao contato com materiais usados na escola, como cola e tinta guache.
Quais são os riscos da lesão química causada por cola de cílios?
A lesão química na córnea pode ocasionar desde complicações leves até condições mais graves. No caso da cola de cílios, é possível que o paciente tenha uma reação alérgica ao componente utilizado no produto, o que gera irritação e coceira no olho. O contato com substâncias químicas também pode levar à ceratite, uma inflamação da córnea.
Sintomas de lesão química na córnea
- Lacrimejamento;
- Olho vermelho;
- Irritação;
- Coceira;
- Fotofobia (sensibilidade à luz);
- Visão prejudicada temporariamente;
- Dificuldade para manter os olhos abertos;
- Perda parcial da visão.
Como é feito o tratamento?
O tratamento para uma lesão química na córnea começa imediatamente após o contato com a substância, lavando o olho com soro fisiológico. Caso não tenha o soro, a higienização pode ser feita com água filtrada ou água corrente. Lave por uns 10 a 15 minutos, e após a lavagem, é necessário procurar ajuda médica o quanto antes.
Cuidados importantes para evitar lesões
No caso da cola de cílios, é importante fazer o procedimento com profissionais especializados e que utilizem substâncias adequadas para a região do olho e consciente sobre os componentes presentes na cola, em caso de alergias. Também é importante lavar os cílios rotineiramente; o ato de não lavá-los pode causar irritação no olho.
Комментарии