top of page
Buscar

Cuidados com a visão durante as festas juninas


Nas festas Juninas, além das bebidas e comidas típicas, temos enormes fogueiras e balões. Os casos de comprometimento da visão por queimaduras e irritações aumentam nesta época.


1. Enormes fogueiras: os cuidados devem começar na hora do empilhamento dos pedaços de madeira, para não cair nenhuma farpa nos olhos. O que fazer caso entre no olho? Se o pedaço de madeira estiver em cima da região colorida do olho ou em cima da pupila, não tente retirar! Vá direto ao pronto-socorro. Porém, se estiver na pálpebra inferior ou superior ou sobre a parte branca do olho, pode ser retirado com um cotonete ou ponta de lenço limpo.


2. Brincadeiras como o pau de sebo: cuidado com o trauma ocular. Caso receba uma cotovelada ou joelhada nos olhos: não pressione e nem coce os olhos. Veja sua visão, se está normal. Se perceber que houve uma queda da visão, se aparecerem manchas fixas pretas ou vermelhas na visão, se começar a ver flashes de luz (semelhante a raios ou trovões), mesmo de olhos fechados, procure seu oftalmologista ou vá para um pronto-socorro.


3. Balões: em caso de queimadura ocular, não coloque nenhum colírio ou pomada - vá imediatamente ao pronto-socorro.


4. Fogos de artifício: o perigo dos fogos envolve olhos, pés, pernas e mãos. Ao acender os fogos (buscapés e rojões), eles podem estourar e dependendo da potência, arrancar dedos, perfurar olhos e arrancar pedaços da perna e pés.


5. Ao fazer quentão ou vinho quente: cuidado com as crianças perto do fogão. Deixe sempre o cabo da panela virado para dentro, evitando-se, assim queimadura térmica ocular por líquido escaldante na panela.


No caso de olho vermelho, irritação, ardência após piscina ou fumaça da fogueira, faça compressas com gaze ou algodão embebido em água fria (não gelada) sobre os olhos fechados. Use o colírio indicado pelo seu oftalmologista nessas ocasiões.

Comments


bottom of page