A acromatopsia é uma degeneração retinal hereditária rara (1: 30.000). É reconhecida como ausência parcial ou completa da visão das cores, juntamente com problemas visuais adicionais.
Esta condição é causada por células fotorreceptoras de cone que não funcionam corretamente. As células fotorreceptoras do cone são um dos dois principais tipos de células da retina responsáveis pela captura do campo visual. Normalmente usamos essas células em condições de luz forte e são importantes para a visão de cores, visão central e para leitura. Esta condição leva ao daltonismo parcial ou total e redução da acuidade visual (clareza de visão).
Pessoas com daltonismo parcial podem ter um pequeno grau de discriminação de cores, enquanto aqueles com daltonismo total só são capazes de distinguir entre preto, branco, tons de cinza e, frequentemente, variações de contraste.
Principais sintomas
A condição geralmente é notada pela primeira vez em uma criança pelos pais. Na maior parte dos casos, os sintomas podem começar a surgir logo nas primeiras semanas de vida, ficando mais evidentes com o crescimento da criança. Alguns desses sintomas incluem:
. Dificuldade para abrir os olhos durante o dia ou em locais com muita luz;
. Tremores e oscilações dos olhos;
. Dificuldade para enxergar;
. Dificuldade para aprender ou distinguir cores;
. Visão a preto e branco.
Causas
A principal causa de cegueira de cores é uma alteração genética que impede o desenvolvimento das células, do olho, que permitem observar as cores, conhecidas como cones. Quando os cones são completamente afetados, a acromatopsia é completa e, nesses casos, só se enxerga a preto e branco, porém, quando a alteração nos cones é menos grave, a visão pode ficar afetada mas ainda permitir distinguir algumas cores, sendo chamada de acromatopsia parcial.
A acromatopsia é diagnosticada por meio de diversos exames, importantes para o diagnóstico correto. Embora não tenha cura, o oftalmologista pode recomendar o tratamento com o uso de óculos especiais que ajudam a melhorar a visão e atenuando os sintomas.
Comments